Como ajudar a equipa a recrutar, mesmo aqueles que parecem zombies? Então este artigo é mesmo para ti, porque vou partilhar contigo os 3 segredos para criares uma Equipa que quer recrutar. Recrutar é vender um conceito de Empreendedorismo, oportunidade, transformação e oportunidade. Para venderem este conceito, os teus Elementos têm de comprar esses conceitos.

como ajudar a tua equipa a recrutar

  1. vende o conceito negócio
  2. vende o conceito recrutamento
  3. ensina e fortalece os teus elementos

Analisando cada tópico:

O grande problema deste tipo de negócio é que ainda há uma cultura social de desprezo e desconfiança, que te exige que reeduques quem te conhece. É indispensável que ajudes a tua Equipa a perceber verdadeiramente o quão valioso é este negócio. Mas como?

Recorda o valor de quem cria o seu negócio

Ser líder de MLM, é ser Líder. Um verdadeiro líder que incentiva à transformação pessoal e ressignifica muitas das crenças limitadoras que os seus seguidores têm. Repara que, se as pessoas tivessem o mindset certo, já tinham alcançado o que tanto desejam.

O que os limita não é a realidade envolvente ou as competências que têm, mas sim as crenças limitadoras que os impedem de tentar até conseguir.

Para conseguires ajudar a tua equipa a recrutar, tens de lhes mostrar:

  1. que esta é uma oportunidade para mudar de vida
  2. que podemos alcançar mais do que temos
  3. que o MLM é um negócio que pode ser trabalhado por qualquer pessoa
  4. que o Sucesso pode ser aquilo que nos fizer sentido
  5. que centenas de pessoas chegaram onde queremos chegar, com este negócio
  6. que se outros conseguiram, também conseguimos

O grande erro, é considerarmos que os elementos que já recrutamos são Colegas. Na prática, ainda não o são. Só o serão quando já não precisares de os motivar.

Na prática, vais precisar fazer comunicações de venda e promoção do conceito de negócio, vais “vender negócio”. É um conceito, uma visão, uma perspectiva e um mindset próprio que devem ser vendidos – embora gratuitamente.

O Líder que vende este conceito de negócio e de sucesso, é um Líder que vê a sua equipa crescer. Demoramos cerca de 18 meses a alterar a forma como pensamos sobre um assunto (a menos que soframos um grande choque, claro). O que faz com que precises de trabalhar de forma consistente esta comunicação.

Se realmente queres ver o teu negócio MLM crescer, vais precisar de uma forma simples de chegar à tua equipa com apenas uma ação. (Por exemplo: um grupo de facebook, um chat no whatsapp, …). Desta forma, podes motivar o teu Cliente de Negócio de forma subtil e consistente. (sendo “Cliente de Negócio” o elemento que recrutaste e vai tornar-se um verdadeiro Colega).

Vende o conceito de Recrutamento.

O recrutamento é tradicionalmente visto como “inscrever alguém” e esta perspectiva dificulta a vida a quem está a começar. Claro que, sempre que inscreves alguém, ganhas com isso: ou melhoras os teus números ou ganhas prémios… O que te ajuda a ver o recrutamento como algo pernicioso: vais inscrever alguém para ganhares algo.

Quando um Cliente de Negócio te ouve falar sobre recrutamento nesta ótica, claro que não se sente bem a recrutar. Compete-te mostrar como o Negócio de MLM ajuda a mudar vidas. Conta histórias:

  • de mulheres que mudaram as suas vidas ao começarem este negócio,
  • de casos concretos de famílias felizes que conheces,
  • de pessoas que se tornaram mais saudáveis ou felizes por mudarem os seus hábitos com o seu negócio
  • de casais que se conheceram por causa deste negócio
  • de familiares que trabalham juntos, felizes e com sucesso

Mais uma vez, inspira. Lembra-te que a mensagem que passas é a mensagem que fica.

Depois de um Elemento da tua Equipa já conseguir perceber como este negócio funciona e como o recrutamento pode ajudar a mudar vidas, podes enfrentar outro problema:

a fraca auto-confiança e como ela destrói o sucesso dos Elementos

Quando não te sentes capaz, interessante, merecedora ou forte… nem tentas. Se os teus elementos se sentem assim, logicamente, vão desistir antes de começar. Por isso mesmo, convém que trabalhes como Coach ou Life Designer informal da tua Equipa. Precisas interessar-te pelo desenvolvimento pessoal dos teus elementos, vais garantir que têm oportunidades e recursos para se sentirem mais fortes.

Quanto mais inspirares ao desenvolvimento pessoal, mais rapidamente consegues ter os teus elementos prontos para construírem o seu sucesso. Eles não vão perceber a necessidade e provavelmente nem se vão interessar. Mas se criares dinâmicas interessantes e divertidas, eles vão interagir e acabam por se desenvolver sem darem por isso.

Resumindo:

se queres ajudar a tua equipa a recrutar, precisas que os teus Elementos percebam que estão a começar um negócio, que podem mudar vidas com esse negócio e que merecem tudo aquilo que construírem.

Conseguindo ensinar-lhes isso, consegues uma equipa que cresce “sozinha”.

Se ainda não conheces o Kit de MLM, um conjunto de ferramentas que te ajuda a trabalhares melhor a tua equipa, vais adorar! Experimenta fazer o download gratuito do exemplo do mês de Fevereiro.

Gostaste? Aproveita este texto e reencaminha para os Lobos que já tens na tua Equipa.



Would you like to…?

Use the Divi Builder…

to design your pop-up!

Donec rutrum congue leo eget malesuada. Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Proin eget tortor risus.